Vamos cuidar da mente!

O autoconhecimento favorece a saúde emocional, que é um dos segredos da longevidade, e ajuda a enfrentar situações difíceis com mais sabedoria e leveza.

 

Por que funciona?

Criar intimidade com as próprias emoções aumenta a qualidade de vida. Quando identificamos nossos valores, sentimentos e motivações, entendemos melhor que somos e que queremos – isso traz confiança para encarar os desafios da existência. O autoconhecimento também nos faz reconhecer a necessidade de buscar ajuda externa para lidar com situações desafiadoras, que podem afetar o equilíbrio psíquico. Segundo um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o bem-estar subjetivo – ou seja, aquele que inclui as percepções internas – amplia a saúde física e mental.

 

Como tornar hábito?

Uma das maneiras de entrar em contato com suas emoções é formular perguntas para si mesmo, como “quais são minhas qualidades e no que posso melhorar?” e o que me deixa feliz?”.

Além de repetir esse exercício regulamente, é importante acolher as respostas sem crítica, censura ou julgamento – elas trarão novas informações sobre você e lhe permitirão fazer escolhas mais conscientes. Outra saída, para quem está passando por momentos de fragilidade emocional, é buscar ajuda na psicoterapia.

O autoconhecimento nos faz perceber que somos humanos, que podemos chorar, amar, ficar com raiva… e que nem por isso somos fracos! Quem olha para si mesmo consegue se expressar com mais liberdade e pede ajuda, caso seja necessário, porque não se envergonha do que sente. – Miriam Altman, psicanalista, Mestre em psicologia do envelhecimento

 

Precisa falar com alguém?

CVV – Centro de Valorização da Vida, ligue 188

 

Fonte:

Editora MOL

Post criado 12

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.