Seja feliz à mesa!

Seguir uma dieta equilibrada, sem renunciar a pequenos prazeres, é indispensável para celebrar muitos anos de vida.

 

Por que funciona?

Comer bem significa priorizar os alimentos naturais, que oferecem todos os nutrientes necessários à saúde. Além de trazer mais energia, uma dieta balanceada e variada fortalece a imunidade, prevenindo doenças. Um recente estudo europeu revelou que idosos que adotam a dieta mediterrânea (rica em vegetais, castanhas, peixes e grãos integrais), mesmo que por apenas um ano, correm menos risco de desenvolver males crónicos, mas não é preciso renunciar a pequenas indulgências – elas fazem parte de um cardápio feliz e sem neuras.

 

Como tornar hábito?

O primeiro passo é se dedicar mais às refeições, tanto para prepará-las quanto para degustá-las. Isso inclui aprender a cozinhar os pratos de que você gosta e passar mais tempo à mesa, entregando-se à experiencia de sentir os gostos, os aromas, as texturas. Outra atitude importante é dar chance a alimentos que não costumam fazer parte do seu menu. O paladar é altamente treinável, e, aos poucos, pode ser desacostumar do excesso de sal e açúcar e passar a amar o sabor do que a natureza dá.

 

Para melhorar seus hábitos a mesa, foque nos benefícios que a comida de verdade, sem produtos ultra processados, oferece. Vale lembrar que numa dieta balanceada, doces e frituras podem ser consumidos, sim, mas com moderação. – Maristela Strufaldi, Nutricionista especializada em gerontologia

 

Fonte: 

Editora MOL

Post criado 12

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.