Entendendo as Diferenças ENFit, ENPlus, ENLock

Entre as diversas conexões existentes no universo de produtos para a saúde estes três são diariamente utilizados nos sistemas de administração de dietas (soluções enterais): ENFit, ENPlus e ENLock.

Vamos entender mais sobre eles:

* * *

ENFit

É um tipo de conexão em dispositivos de administração de soluções enterais (em geral apresentado na cor roxa). A conexão ENFit tem o objetivo de assegurar o sistema fechado no processo de administração da solução, na conexão entre dois ou mais dispositivos.

O conector ENFit pode ser do tipo Fêmea ou Macho (veja na imagem abaixo). Este tipo de dispositivo vem aos poucos sendo implementado pela indústria, à medida que os clientes estão homologando novos protocolos de administração de dietas.

O conector ENFit Fêmea substitui o atual Conector Escalonado dos equipos e de outros dispositivos. Já o conector ENFit Macho substitui os acessos abertos (geralmente conectores Y) em sondas de gastrostomia e extensores.

Para permitir conexões ENFit em conexões padrões (de conector escalonado para conexão ENFit macho, por exemplo) o usuário deve utilizar um adaptador, conforme o caso.

Recomenda-se que as equipes de saúde, em especial de enfermagem, verifiquem o tipo de conexão da sonda e dos demais dispositivos, antes de realizar a colocação, para evitar que após a colocação no paciente, os dispositivos não se conectem.

* * *

ENPlus

É um tipo de conexão em dispositivos de administração de soluções enterais. O objetivo deste dispositivo é assegurar o sistema fechado no processo de administração da solução, na conexão do dispositivo junto à dieta ou ao frasco da dieta (com tampa também adaptada).

O conector ENPlus pode ser do tipo Fêmea ou Macho (veja na imagem abaixo). Este tipo de dispositivo também está sendo implementado pela indústria.

Em geral, o conector ENPlus macho está presente no equipo, sendo o dispositivo que se conecta ao frasco ou à dieta sistema fechado. Já o conector ENPlus fêmea em geral está presente no frasco de dieta ou na própria embalagem da dieta de sistema fechado.

* * *

ENLock

É um tipo de conexão que também tem o objetivo de assegurar o sistema fechado no processo de administração de soluções enterais, na conexão entre dois ou mais dispositivos.

“Certifique-se do tipo de conexão está sendo utilizada na assistência do seu paciente, antes de realizar qualquer substituição.”

Todos os fornecedores e a Total Médica estão à disposição para auxiliar e orientar acerca das informações relacionadas aos tipos de conexões e adaptadores necessários para uma administração enteral segura.

A seguir vídeo da Nutricia com tutorial sobre os tipos de conexões.

Fale com a Gente!