Mudanças nas conexões de Sondas GTT, Equipos e Seringas

Nos próximos meses a indústria fornecedora de dietas e fabricantes de dispositivos para dieta enteral iniciará uma agenda de mudanças nos tipos de conexões de sondas, seringas e equipos enterais (predominanmente), buscando trazer mais segurança para o processo de assistência e para os pacientes.

A alteração não alcançará a totalidade dos fornecedores, mas apenas os grandes fornecedores e fabricantes (predominantemente os multinacionais, confira abaixo relação) associados a Global Enteral Device Supplier Association (GEDSA), associação internacional de provedores de suprimentos enterais. Isto significa que não alcança a indústria nacional, salvo aqueles que buscaram atuar dentro do mesmo protocolo internacional.

Como a alteração não alcança a totalidade da indústria fica a cargo do usuário final (hospital, clínica, home care e afim) decidir ou não pela sua implementação. A adoção não é obrigatória pelo usuário final, dado que se trata de alternativa aos recursos disponíveis, para fins de aperfeiçoamento de protocolo de segurança.

A ADOÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIA PELO USUÁRIO FINAL, DADO QUE SE TRATA DE ALTERNATIVA AOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA FINS DE APERFEIÇOAMENTO DE PROTOCOLO DE SEGURANÇA.

Contudo cabe a recomendação para o segmento conhecer os tipos de conexões que estão sendo implementadas, analisando a oportunidade de introdução nos protocolos de assistência.

Sobre as alterações:

  1. Alterações de Conexões de Dieta / Equipo: Entra em cena a conexão em CRUZ (sistema fechado), substituindo a conexão escalonada.

2. Alterações de Conexões de Equipo / Sondas de Gastrostomia: Entra em cena a conexão ENFit (conexão macho-fêmea), em sistema fechado, substituindo o conector escalonado.

3. Alterações de Conexões de Seringas / Sondas

* * *

Recomendamos às empresas de Home Care que conversem com os seus respectivos fornecedores para conhecer os tipos de conexões nos sistemas de alimentação enteral.

Confira as alterações no documento da GEDSA.

Alguns fornecedores associados a GEDSA:

  • Cardinal Health
  • Abbott Nutrition
  • Baxter
  • BBraun
  • Medela
  • …conheça a relação completa em http://gedsa.org/